Bom dia malta, boa quinta a todos e ainda bem que vieram porque hoje temos um post que talvez sirva para muitos de vós em aí em casa.
Ora antes do Natal, um bom bocado antes, a J. contactou-me para a ajudar na decoração da casa nova, que lhe oferecia algumas dúvidas, mais concretamente no que diz respeito ao layout da sala. Ora a sala da J. é um grande open space, que engloba, hall, sala de estar e cozinha. Até aqui tudo bem! Mas o grande problema da J. prendia-se com o facto de não existir muito espaço para uma zona de refeições, dizia ela e nas palavras da própria “fica tudo muito apertado”. E de facto ficava, porque no layout mental, que a J. tinha feito, a zona de jantar e estar recaiam sob o mesmo espaço, ficava tudo na zona de estar e assim o espaço que até é bom, tornava-se acanhado. Quando apresentei a minha proposta à J. ela ficou muitooooo baralhada, porque nunca tinha sequer equacionado, o layout que lhe propus e que passava tão simplesmente, por fazer a zona de refeições, ou com uma grande ilha, ou com uma mesa de jantar normal, na cozinha. E isto meus queridos, são as ideias pré-concebidas que todos temos a respeito de varíadissimos assuntos na vida, nesta caso a J. só vizualizava a zona de refeições paralela ao sofá, porque se calhar é assim que as imagens a vamos tendo aceso, moldam a nossa conceção de espaço. Mas o espaço físico existente é imperativo nestes casos e é para ele e com ele que temos de trabalhar. Uma boa mesa de refeições na cozinha, que tanto serve de mesa, como de apoio ao trabalho na mesma, é a melhor solução para este open space, assim a sala seria novamente uma zona de estar e só de estar, deixando espaço para a bebé M. brincar e correr. Para que a zona de refeições fosse a mais pratica possível, sugeri à J. um banco corrido do lado da cozinha, que ela arruma debaixo da mesa para poder trabalhar e umas cadeiras do lado da sala, para receber comodamente as suas visitas, ora espreitem lá…






Sei que muita gente tem medo de recorrer a decoradores de interior, das conversas que tenho tido com a J. percebo que todas as ideias pré-feitas que ela tinha para a sua sala de estar, embora bonitas, não eram as mais adequadas para o espaço em questão. Em virtude do nosso trabalho conseguimos olhar para os espaços e perceber como tirar melhor partido deles, aliando a estética, à funcionalidade. Talvez tenha sido responsável, por ter baralhado muitoooooooo a J. ela própria o diz :)), mas depois de amadurecer esta ideia, diz-me que está totalmente confortável em avançar com esta solução e agradeceu-me todas as novas prespectivas que lhe dei sobre o seu espaço. Trabalho cumprido!!!
Beijo meu povo, estamos à vossa disposição angelavarelacunha@gmail.com, para receberem uma proposta nossa, ok? Fiquem bem e até amanhã.