Em cima da lareira…

Olá bom dia, como foi o vosso fim de semana? O meu teve SOL, Calor, e descanso. Queria, que tivessem visto a Nazaré, estava l-i-n-d-a, como uma luz diferente, sabem? Brilhante, intensa, feliz, com um mar calmo, ou então sou eu que tinha tantas saudades de calçar chinelos, que tudo à volta me pareceu idílico! Nã! A Nazaré estava mesmo bonita…
Mas passando para o post, hoje gostava muito de vos mostrar uma ideia, para mim giríssima, para alguns a soma de todos os medos, mas que deve ser pensada e cogitada, sem problemas. É tão frequente entrar numa sala e a mesma estar completamente dominada pela lareira, tão comum! Não há nada de mal nisto! Se não fosse o dedo complicado de alguns empreiteiros, arquitetos, engenheiros civis, que colocam estrategicamente a lareira, mas se estão a borrifar para a organização da sala, que daí decorre. Não querem saber, não é problema deles, e assim sem sequer imaginarem, estragam e complicam o layout de muitas salas! Nem sempre é possível manter a sala de estar, junto à lareira, mas quando é, gostaria imenso que contemplassem, colocar a Tv em cima da lareira, ora espreitem…
 
 

 
A maior parte das vezes, a falta de vontade de alguns clientes, numa intervenção com pladur que permita esta dinâmica, e falta de orçamento, não nos deixa grandes soluções, a não ser a solução mais que comum, de um  aparador de tv, ao lado da lareira, mesmo que isso provoque um torcicolo crónico a toda a família, e pronto caso encerrado!!!!
Mas existem alguns, que gostariam de abraçar esta solução mas têm receio que o calor da lareira, danifique a tv. Fiz à algum tempo esta solução em casa de uma cliente, a solução passou por deixar a lareira um bocadinho mais à frente que a tv, (imagem 4) o calor expelido não sobe diretamente para a tv, mas passa à sua frente. A casa tem dois anos, a tv é a mesma desde sempre, a lareira arde todo o inverno. 
É obvio, que esta é uma solução menos problemática, quando em fase de construção se planeia a sua execução. No caso de uma casa já pronta, não ignorem esta solução, pois basta colocar uma cornija, acima da tv, em pedra, em madeira, em pladur, ” the sky is the limit…” que sirva de barreira à subida do calor, e o assunto fica resolvido. Não obstante é sempre preciso o pladur, para esconder cabelagens que ficam tão inestéticas à vista.
 Mas pensem bem, entre um bocadinho de pó, que o paldur faz, e uma sala gloriosa, vão dois dias de incómodo, no máximo, e os móveis não resolvem tudo! Esta é a diferença entre decorar uma casa, e mobilar uma casa. A decoração de interiores aproveita os traços físicos de cada espaço e melhora-os, o mobiliário remedeia-os!
Gostava muito de ouvir a vossa opinião!
Tv em cima da lareira sim ou não? Medos?
Beijinhos até amanhã.

Se gostou partilhe com os seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

This Post Has 8 Comments

  1. Cara Ângela,
    Concordo a 100%, quando a lareira está no centro do ambiente regra geral é a melhor solução, contudo os meus clientes revelam precisamente os receios que mencionou…
    Beijinhos e Boa semana!

  2. Anónimo

    em minha casa seria impensável, tenho recuperador, com uma saída de ar quente na parede e mesmo assim a dita aquece imenso, o meu recuperador é uma máquina potente de calor, uma TV ali não durava 2 Invernos!

  3. Sim, sim, sim!! Essa é a nossa opção cá por casa! No entanto a maioria das pessoas nao aplaude esta solução e prefere remediar com alternativas menos estéticas!
    Bjo e boa semana, com muito sol:)

  4. Vanda Rosado

    Cara Ângela,
    essa foi a opção tomada cá em casa, bem pensada e ponderada… Como construí casa pude isolar convenientemente toda a zona de pladur que contém os cabos e o suporte da televisão. Desta forma, criámos um "compartimento" protector para a mesma. Acho essencial que assim se faça, pois, para além do calor que sobe da lareira, a parede onde esta está instalada, por norma, também aquece muito.
    Um abraço e continuação do excelente trabalho.
    Vanda Rosado

  5. Andréa M.

    A minha opinião é: não à lareira e sim a uma máquina de pellets. Para quem tem uma sala de tons claros ou escuros, sofás em pano ou em pele,… tem sempre o mesmo problema: a limpeza da lareira e o fumo que ela deita em dias de muito vento pela casa toda e deixa as paredes todas manchadas de NEGRO. Por isso, agora que remodelei uma casa muito antiga, optei por uma máquina destas. Não tenho que limpar diariamente a cinza e não tenho a minha casa a cheirar a fumo. E além do mais: a marca Ecoforest tem uma de "encastrar".

  6. Anónimo

    Já agora uma pergunta e papel de parede na parede onde se encontra o recuperador de calor sim ou não?? não vai descolar ?? alguem tem experiencia??

  7. Ana Pereira

    Estou c o mesmo problema comprei um recuperador de calor e vou construir uma parede em pladur à volta . Devidamente colocado c todas as precauções . Mas tb queria colocar a TV por cima . E toda a gente que vê o que quero me diz pra esquecer a ideia q a TV irá arder !😕😕 fico triste pq não vai ficar nada daquilo q idealizei . Se a casa já está c aqueça divisao péssima ainda vai ficar pior !':(

  8. Olá !

    Também tenho uma televisão por cima da lareira!

    O nosso lar é onde vivemos, partilhamos e guardamos grande parte das nossas memórias e os momentos mais íntimos da nossa vida, para além de ser o espelho da nossa personalidade.

    Cada obra é uma obra e seja ela bem ou mal executada. Tudo é possível fazer desde que haja criatividade e se realizem os projectos com os materiais ideais e indispensáveis para termos um ambiente confortável, acolhedor e harmonioso, em qualquer estação do ano.

    Tenho uma lareira generosa de dupla face (com recuperador de calor) numa parede vertical forrada a pedra de xisto natural por mera decoração e como está ao centro serve de divisória das salas. Tem de A = 300 cm e L = 400 cm, a caixa interior em tijolo refractário por onde sobe o tubo de inox da extracção de fumos e calor está devidamente isolada a nível térmico para evitar estragos nas estruturas exteriores e interiores das paredes do espaço por causa dos choques de temperatura… o gesso cartonado mais conhecido por "Pladur"(uma marca entre muitas) é imprescindível e tem que ser o indicado para fontes de calor e devidamente aplicado.

    Passaram-se os anos e eu junto com a família e os amigos passamos momentos maravilhosos e inesquecíveis.

    Faço minhas as palavras da Angela Cunha, quando diz: "…Não há nada de mal nisto! Se não fosse o dedo complicado de alguns empreiteiros, arquitetos, engenheiros civis, que colocam estrategicamente a lareira, mas se estão a borrifar para a organização da sala, que daí decorre. Não querem saber, não é problema deles, e assim sem sequer imaginarem, estragam e complicam o layout de muitas salas! …"

    Quando se contrata um profissional e se paga, este tem de ser responsável, honesto, ouvir o cliente e esclarecer duvidas…

    Beijinhos e abraços

    J. De Moura Teixeira

Deixe uma resposta

Posts Destacados

Ultimamente #1 – Consolas de Mármore.

Meus queridos bom dia, hoje dou início a uma nova rubrica aqui no blog a que vou chamar “ultimamente”. Nesta nova rubrica vou mostrar-vos o que me tem capturado o olhar e ao mesmo tempo o coração, neste mundo da decoração de interiores! E o primeiro ultimamente vai direitinho para consolas de mármore!!!!

Vivam os Antes e Depois. Vivam!!! Beleza Calma.

Meus queridos bom dia, mal coloquei os olhos nesta casa, larguei um longo suspiro e pensei que ” beleza calma”! Como sabem adoro casas branquinhas, cheias de luz, texturas e paz!!! Que coisa bonita, sobretudo quando comparamos o antes e o depois. Na verdade meus queridos aproveitaram-se os ossos, mudaram-se janelas e soalho para um carvalho clarinho mas de resto, é branco e mais branco, no teto nas paredes em toda a decoração.

Salas de Jantar que eu adoro!

Meus queridos bom dia, como estão todos? Já sei, já sei, alguns de férias, outros já voltaram, outros ainda vão… mas e este Verão, que